Todo trabalho voltado ao interesse social de crianças e adolescentes sempre é muito bem vindo, mas precisa de retaguarda. Em Corumbataí não está sendo diferente a fundação da AACAC – Associação de Apoio à Criança e Adolescente de Corumbataí, formada por iniciativa de Edna Mesquita e Marcos Mesquita, este último respondendo pela presidência.
A Associação deverá ser inaugurada oficialmente no final do mês, em solenidade que poderá contar com várias autoridades ligadas ao Serviço Social e Judiciário.
Os planos de trabalho são muitos e a Associação já começa com o pé quente, pois conseguiu uma sede própria, localizada perto da ponte de entrada da cidade pela via de acesso Amin Bichara (casa de madeira). O local cedido por uma família corumbataiense é amplo e, a princípio, servirá para as atividades já planejadas.
Edna Mesquita informou que a AACAC tem dois focos de trabalho: crianças com necessidades especiais e crianças em situação de risco ou de vulnerabilidade social.
Num levantamento preliminar, a Associação detectou uma demanda de 40 crianças portadoras de necessidades e que precisam se deslocar a Rio Claro para o atendimento necessário. No entanto, acrescentou Edna, muitas famílias não encontram condições de atender a este compromisso.
A Associação já conta com um corpo técnico formado por Assistente Social, Psicólogo e Pedagogo e as exigências para participação são: laudo médico e matrícula escolar.
PARCERIAS
A AACAC firmou parcerias importantes para o projeto social. Uma das instituições parceiras é o Sesi de Rio Claro, que deverá ministrar aulas de artesanato, mas a intenção do presidente Marcos Mesquita é mais adiante concretizar um curso profissionalizante que possibilite a inclusão na indústria. A Secretaria da Educação de Corumbataí, através de Candinha Catelani, é mais uma incentivadora e colaboradora do trabalho. As crianças também terão aulas de música, pintura em cerâmica com uma indústria de Santa Gertrudes; e reforço escolar com acompanhamento de pedagoga.
As famílias não ficarão isentas de atividades, pois elas receberão visitações especiais em casa e as mães serão voluntárias em trabalhos de culinária, costura, etc.
Presidente da AACAC, Marcos Mesquita
Quer parcerias para gerar alternativas de empregos aos assistidos.
Sede da Associação fica na Chácara Boa Vista (entrada da cidade)
Fonte: JORNAL REGIONAL