PREFEITURA ESTÁ ANALISANDO DADOS COLETADOS NA VICINAL SOBRE TRÁFEGO DE VEÍCULOS PARA POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DE PEDÁGIO

Equipamento instalado na Estrada Vicinal Nicolau Marotti registra os dados sobre o tráfego de veículos
Ednéia Silva
Oproblema é antigo, mas ainda não foi resolvido. O tráfego de veículos pesados na Estrada Vicinal Nicolau Marotti (que liga Rio Claro a Corumbataí) que destroem a pavimentação. A estrada é utilizada pelos motoristas para fugir do pedágio da Rodovia Washington Luís.
Jeus Benedito da Silva, morador de Corumbataí, escreveu carta destinada às autoridades competentes cobrando uma solução definitiva para o problema. Vale lembrar que em 2008, a Câmara Municipal de Corumbataí encomendou uma pesquisa perguntado se a população aprovava a instalação de uma praça de pedágio na vicinal. A maioria aprovou a medida.
O assunto chegou a ser discutido entre as Prefeituras de Rio Claro e Corumbataí, mas a proposta não avançou. Questionada, a Prefeitura de Rio Claro informou que estuda uma maneira de controlar o tráfego de veículos pesados na estrada.
De acordo com o governo municipal, a Centrovias doou equipamento que fez levantamento de dados sobre o tráfego de veículos na vicinal. "O software utilizado pelo sistema, além de registrar o tráfego geral na estrada, destacou a passagem de veículos com mais de três eixos, justamente os que causam maiores danos à pavimentação", disse.
No momento, esses dados estão sendo analisados. "Com a análise dos dados, o município vai estudar uma proposta que viabilize solução para garantir a conservação da estrada, podendo esta resultar em projeto de lei a ser encaminhado ao Legislativo local", informou a prefeitura.
A prefeitura esclarece ainda que "junto com a implantação de um sistema para normatizar o tráfego de caminhões com mais de três eixos na estrada, também será criado um fundo financeiro para manutenção e conservação da rodovia, incluindo melhorias no acostamento".
O deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) que lembra que em 2008 incluiu a Estrada Vicinal Nicolau Marotti no primeiro lote do Programa Pró-Vicinais. Por conta disso, foram liberados R$ 3,8 milhões para a recuperação da estrada, serviço que terminou recentemente.
Porém, ele observa que enquanto não houver controle sobre o tráfego de veículos pesados na via sempre haverá estragos e necessidade de reparos frequentes.
De acordo com ele, para solucionar o problema, teria que seguir o exemplo de Limeira, que instalou um pedágio na vicinal Cordeirópolis-Limeira cobrando um valor simbólico dos carros de passeio e a mesma tarifa cobrada dos caminhões na rodovia para evitar a fuga de veículos e consequente destruição do asfalto da estrada.
O prefeito de Corumbataí, Ivanir Franchim, foi procurado, mas não foi encontrado para comentar o assunto.
Fonte: JC